domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ciclovias no Rio - ciclistas versus pedestres!?

Hoje no jornal O Globo havia uma matéria discutindo os problemas dos usuários das ciclovias cariocas. Pedestres caminhando, carrinhos de bebê, idosos em cadeiras de rodas, ciclistas e corredores num mesmo espaço? Tem tudo para dar confusão!

As ciclovias foram implementadas sem uma campanha adequada de esclarecimento com os usuários, deste modo, todos se acham no direito de utilizá-las da maneira que quiserem. Nas ciclovias da orla a lógica é simples, os ciclistas devem utilizá-las para deslocamentos a uma velocidade de lazer (A ciclovia não é velódromo!!!!) e os corredores a pé também podem utilizá-las. Os demais usuários devem usar o amplo calçadão disponível.

A situação piora nas ciclovias fora da orla, que são compartilhadas, ou seja, não são espaços exclusivos dos ciclistas e eles têm que dividi-las com os demais usuários.

 

Na ciclovia como a da foto todos devem conviver civilizadamente. E, segundo o Código de Trânsito, a prioridade deve ser sempre dos pedestres. Os ciclistas devem ceder a vez para eles!!! Assim, ocorrem vários atropelamentos de pedestres pelos ciclistas em velocidade inadequada, além de inúmeros conflitos diários.

Além destas questões devemos fazer uma discussão mais profunda... Há um grande problema de projeto nestas ciclovias, pois primeiro se criam condições de conflito, sem uma campanha de educação consistente, e depois se deixa a resolução dos conflitos nas mãos (No caso, nos pés!) dos usuários. Na ciclovia da orla a própria polícia dá um mal exemplo ao usar seu quadriciclo elétrico na ciclovia, como já postado neste blog!!!

Cabe louvar o trabalho da Prefeitura ao discutir o tema e propor uma campanha de conscientização e a publicação de uma cartilha para os usuários. Só uma ressalva, cartilha é ótimo para quem elabora e publica, mas traz muito pouco resultado se não for trabalhada junto à população. Vamos aguardar para ver o resultado!

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome